terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Como surgiram as estátuas vivas?



A origem das estátuas vivas está intimamente ligada à do teatro como expressão artística. A primeira menção a uma performance do gênero está ligada ao teatro grego, que originou o nosso teatro.

Na Grécia Antiga, para tornar o ator mais visível, eram usados sapatos de plataformas altíssimas, túnicas amplas e máscaras, de tal forma que, quando permaneciam parados por muito tempo, também representavam estátuas.

Já em Roma, por questões políticas, os espetáculos teatrais eram permitidos somente através da mímica - idéias e sentimentos deveriam ser exprimidos através de gestos e expressão corporal. Os mímicos improvisavam em praças públicas e lugares ao ar livre, para fazerem críticas ao governo.

Tempos depois, na Europa, nasceram as estátuas vivas como as conhecemos atualmente, pelas mãos de artistas que se passavam por estátuas na rua.
Atualmente essa forma de arte é difundida em quase todo o mundo e se apresenta cada vez mais aprimorada e requintada. Em diversos países, festivais de estátuas vivas são comuns e atraem milhares de pessoas.





0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado em breve. Obrigado!